quarta-feira, março 29, 2006

AMORES PERFEITOS



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Quatro jardins do paraíso, para amar a natureza na blogosfera.
[R]

Fotografia > Horácio Novais (1910-1988),
> Amores-Perfeitos, Lisboa, c. 1947 (foto © FH/CRO).

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domingo, março 26, 2006

MUSEU HERMITAGE LISBOA



A partir do ano 2010 Portugal vai acolher o Hermitage-Lisboa, uma extensão do
lendário Museu Hermitage de São Petersburgo. O protocolo foi assinado no início de
Março entre a direcção do museu russo e o Ministério da Cultura português.
A nova estrutura museológica, cuja localização ainda está por definir, permitirá que
Lisboa passe a integrar, juntamente com as cidades de Londres, Amesterdão e Las
Vegas, a circulação internacional de obras de arte do Hermitage, dado que apenas 7%
do seu gigantesco acervo se encontra em exposição permanente nos seis imponentes
palácios de São Petersburgo .
Entretanto, antecipando o histórico acontecimento, serão apresentadas em Portugal
exposições do Hermitage, em 2007, 2008 e 2009.

Mas em Portugal, como é hábito, qualquer ousadia no campo das políticas culturais é
alvo de polémica. A este propósito, alguns analistas referem que a crise financeira que
o país atravessa deveria ter feito o governo ponderar, outros estranham a decisão
devido ao sub-financiamento que atinge os museus nacionais.
Dada a reduzida importância das colecções nacionais de arte, entendemos que a perda
desta oportunidade significaria falta de visão estratégica e empobrecimento acrescido
da vida cultural dos portugueses. Por outro lado, é preciso acabar de vez com o
preconceito de que os investimentos no campo cultural prejudicam a economia.
O futuro Hermitage-Lisboa tal como o futuro(?) Museu de Arte Contemporânea da
Colecção Berardo são excelentes sinais de que se pretende finalmente compensar um
passado de desinvestimento do estado português no campo das artes visuais.
Saúdam-se, por isso, estas decisões corajosas do governo de José Sócrates e as suas
políticas no campo da internacionalização museológica do país.
[R]

Pintura > Leonardo da Vinci (1452-1519),
> Madonna Litta, 1490-91, Museu Hermitage, São Petersburgo

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terça-feira, março 21, 2006

HOMENS QUE SÃO COMO LUGARES MAL SITUADOS



(...)
As mulheres aspiram a casa para dentro dos pulmões
E muitas transformam-se em árvores cheias de ninhos - digo,
As mulheres - ainda que as casas apresentem os telhados inclinados
Ao peso dos pássaros que se abrigam.

É à janela dos filhos que as mulheres respiram
Sentadas nos degraus olhando para eles e muitas
Transformam-se em escadas

Muitas mulheres transformam-se em paisagens
Em árvores cheias de crianças trepando que se penduram
Nos ramos - nos pescoços das mães - ainda que as árvores irradiem
Cheias de rebentos

As mulheres aspiram para dentro
E geram continuamente. Transformam-se em pomares.
Elas arrumam a casa
Elas põem a mesa
Ao redor do coração.



(...)
Homens que são como lugares mal situados
Homens que são como casas saqueadas
Que são como sítios fora dos mapas
Como pedras fora do chão
Como crianças órfãs
Homens sem fuso horário
Homens agitados sem bússola onde repousem

Homens que são como fronteiras invadidas
Que são como caminhos barricados
Homens que querem passar pelos atalhos sufocados
Homens sulfatados por todos os destinos
Desempregados das suas vidas

Homens que são como a negação das estratégias
Que são como os esconderijos dos contrabandistas
Homens encarcerados abrindo-se com facas

Homens que são como danos irreparáveis
Homens que são sobreviventes vivos
Homens que são como sítios desviados
Do lugar
(...)

> Daniel Faria (1971-1999)
Dois excertos do livro Homens que são como lugares mal situados, Porto, 1998

> José M. Rodrigues (n.1951)
Duas fotografias da série Solo, 2005
(R)

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POEMA VISUAL 1


> António Aragão (n.1923),
Ainda que este poema tenha a forma de um quadrado ele é definitivamente o rosto
de um homem, c.1970(?), (reconstituíção gráfica)

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POEMA VISUAL 2


> E. M. de Melo e Castro (n.1932), Homenagem ao Poeta (c.1965)

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POEMA VISUAL 3


> Ana Haterly (n.1929), da série "Mapas da imaginação e da memória", 1973

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ORPHEU, 1915







> Mário de Sá-Carneiro (1890-1916), fragmentos de um poema de Orpheu, 1915.

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segunda-feira, março 20, 2006

JOGO DE ESPELHOS



Eu hoje acordei assim... em forma de agradecimento (tardio) a Carla Quevedo.
E a pensar na blogosfera como um jogo de espelhos heteronímico.

Saudações ultraperiféricas.
[R]

Fotografia > Anónimo (Portugal?, séc. XX)
> Retrato Múltiplo, déc. 1920? (foto © FH/CRO)
[R]

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sexta-feira, março 17, 2006

2 MESES



O Ultraperiférico realizou o primeiro post há dois meses e continua ainda em fase
experimental, discutindo o que vamos sendo na blogosfera.
Interessa-nos, seguramente, o cruzamento das palavras com as imagens, umas e
outras evitando a ilustração autofágica do momento, mas sem ignorar a actualidade.

Em tempos de resistência, mostramos hoje a magnífica welwitschia mirabilis do
deserto de Moçâmedes, reeditando uma fotografia de um dos posts iniciais.
[R]

Fotografia > Anónimo (Angola),
> Welwitschia Mirabilis, Deserto de Moçâmedes, c.1960 (foto © FH/CRO).

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segunda-feira, março 13, 2006

IMBECILIDADES



Já tocam os sinos na cidade do Porto: o Imbecilidades Contra o Património Cultural
faz um ponto da situação sobre o "túnel de Ceuta". A nova direcção do IPPAR perdoou
a Rui Rio e decidiu-se pela continuidade do túnel, isto é, sancionou o facto político
consumado em vez de impedir este atentado contra o património.
Entretanto a blogosfera e os orgãos de comunicação portuenses parecem alheados do
escândalo. Será que o mal menor satisfaz toda a gente? Será que a opinião pública já
nada pode fazer?
Saudações ultraperiféricas.
[R]

Fotografia > Domingos Alvão (1869-1966), Portugal
> Vista da cidade do Porto, a partir de Gaia, c. 1930 (foto © FH/CRO).

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quarta-feira, março 08, 2006

SAMPAIO, SAMPAIO, SAMPAIO!



8 de Março 2006, 23.00 h.:
Um mar português para encerrar a última hora do último dia do duplo mandato de
Jorge Sampaio na Presidência da República, o momento de fronteira entre ciclos
presidenciais.
Sampaio despede-se deixando ao próximo presidente uma inequívoca herança de
inteligência e firmeza democrática que desejamos não venha a ser esvaziada.

Um dos últimos actos públicos de Jorge Sampaio, a apresentação do retrato
presidencial pintado por Paula Rego, constitui um exemplo da imprescindível
dimensão simbólica no exercício do mais alto cargo do Estado. Ele sabia que a
pintora jamais lhe faria um retrato amável ou convencional, mas preferiu o risco
de uma abordagem contemporânea e cosmopolita, reafirmando uma vez mais o
caminho a que Portugal não pode continuar alheio.

Saudações ultraperiféricas.
[R]

Fotografia > João Martins (1898-1972),
> Contra-luz no mar, déc. 1950?, (foto © FC/CRO)

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terça-feira, março 07, 2006

O ÚLTIMO DIA DO PRESIDENTE JORGE SAMPAIO



Pintura > Paula Rego (n.1935),
> Retrato do Presidente Jorge Sampaio, 2006. Palácio de Belém, Lisboa

[H]

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segunda-feira, março 06, 2006

SURPRESAS: MARIANA CASTRO



Descobrimos Uma palavra vazia, o fotoblog de Mariana Castro, remetendo-nos, inevitavelmente, para o universo de Francesca Woodman (1958-1981).
[R]/[H]

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domingo, março 05, 2006

MUSEU URGENTE


Portugal precisa de um grande museu de arte contemporânea que coloque o país no
mapa artístico europeu.
É mérito próprio do empresário Joe Berardo ter reunido uma colecção de significado internacional, substituindo-se de certo modo às obrigações do estado português tradicionalmente avaro na aquisição de obras de arte e parco em estratégias culturais
ousadas.
Chegou o momento do governo de José Sócrates terminar as negociações com um
acordo histórico que possibilite instalar a Colecção Berardo no Centro Cultural de
Belém.
Ultimato atrás de ultimato, oxalá prevaleça o bom senso e 8o interesse nacional.
Saudações ultraperiféricas.
[P]

Escultura/Objecto > Yves Klein (1928-1962),
> S 41, 1962/82. Colecção Berardo

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DEZASSETE MIL MILHÕES

... (etc., etc., etc. etc.)

A propósito de dívidas ao fisco, transcreve-se uma pequena nota de João Garcia no
jornal Expresso em Altos e Baixos:

"17 mil milhões de euros é tanto dinheiro que para se ter noção do seu valor é
necessário convertê-lo em pontes Vasco da Gama
(dava para oito) ou em linhas
de TGV entre Lisboa e Porto
(faziam-se quatro). 17 mil milhões de euros é quanto
alguns
contribuintes devem ao fisco, e por isso são de aplaudir as medidas que o
ministro das Finanças está a preparar para
denunciar e combater os faltosos.
Vamos ver como reagem em
público aqueles que, em privado, tanto gostam de se
vangloriar
sobre a forma como iludem o fisco".

Saudações ultraperiféricas.
[R]

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quarta-feira, março 01, 2006

JOSÉ LUIS NETO



Numa iniciativa conjunto do Banco Espírito Santo e do Centro Cultural de Belém,
apresentam-se os quatro seleccionados ao prémio BES Photo 2005 - Paulo Catrica,
António Júlio Duarte, José Maçãs de Carvalho e José Luís Neto - em exposição no
CCB, Lisboa, até 5 de Março.

José Luís Neto, com dois projectos notáveis, é o vencedor desta 2ª edição do mais
importante prémio português de fotografia, sucedendo a Helena Almeida, premiada
no ano anterior.

> José Luís Neto (n.1966),
Fotografias da série 22475, 2003
[R]

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