quarta-feira, agosto 08, 2007

[citação 27]
O POVO COMPLETO



O povo completo será aquele que tiver reunido no seu máximo
todas as qualidades e todos os defeitos. Coragem portugueses,
só vos faltam as qualidades.

Citação > José de Almada Negreiros (1893-1970), Portugal
> in "Ultimatum futurista às
gerações portuguesas do século XX",
Portugal Futurista,
1917.

Fotografia > Anónimo (séc. XX), Portugal
> Retrato de Almada Negreiros, s/d (fonte iconográfica: Bibliomanias)

Esta frase inconformista e provocatória, utilizada num dos nossos primeiros posts
e agora reeditada,
podia ter ficado como citação permanente do Ultraperiférico.
Afinal, o que mudou em Portugal quase um século depois do Ultimatum ?
[R]

Etiquetas: ,

8 Comentários:

Anonymous Anónimo escreveu...

E ainda no Manifesto Anti-Dantas

"Portugal inteiro há-de abrir os olhos um dia - se é que a sua cegueira não é incurável e então gritará comigo, a meu lado, a necessidade que Portugal tem de ser qualquer coisa de asseado!"

A higiene mental é requisito fundamental para o restante asseio, não é?

08 agosto, 2007 12:32  
Blogger bettips escreveu...

Em verdade vos digo: que não há nada que não fique afiado com um pouco de cinismo inteligente! Esta citação é tão actual... só nos resta a "endurance"!

09 agosto, 2007 18:41  
Blogger ana v. escreveu...

É tão triste ter que concordar com isto...
Mas enfim, acho que ainda temos salvação. Afinal de contas, já temos meio caminho andado!

10 agosto, 2007 09:37  
Anonymous Anónimo escreveu...

Talvez o ultimatum de Almada esteja em vias de se tornar desactualizado. Será que às gerações portuguesas do século XXI ainda dirá alguma coisa pedir-lhes coragem pela qualidade que falta? Ou serão já gerações de qualidade resultantes da coragem que muitos de nós temos tido?

10 agosto, 2007 16:14  
Blogger bettips escreveu...

Por mim, faço o que devo e esperancio-me! Não existe? Haja esperança para esperançar, roteia.

12 agosto, 2007 00:41  
Blogger Roteia escreveu...

Bettips:
A esperança - como diz o povo incompleto - é a última a morrer.

14 agosto, 2007 12:27  
Anonymous Anónimo escreveu...

Já não dava um passeio pela "minha" blogosfera há algum tempo (ocupação de tempo quase insana!), folgo de vos ver activos (ao contrário de mim que quase não tenho alimentado o meu blogue).

23 agosto, 2007 12:19  
Blogger emedeamar escreveu...

pela mão do alentejano de elvas, cá estou :-) pois sou vizinha dele, logo ali, de campo maior;
belo e interessante o blogue; muita informação fantástica; e, a edições, «caíram-me no goto» :-)

quanto às «qualidades» dos portugueses... lembrei-me da frase do fmi do Zé Mário Branco «Cabrões de vindouros»... não sei porquê!
Boa continuação! voltarei! passem por lá!) :-)

19 setembro, 2007 06:38  

Enviar um comentário

<< Home