segunda-feira, maio 01, 2006

RICAS MENINAS



Duas, oferecem-se a Afonso Bivar, para que regresse. Vá lá, Afonso, reconsidere!

Não era este o post previsto para hoje. Como se diz, uma desgraça nunca vem só:
Já bastava o desaparecimento súbito da coluna lateral do Ultraperiférico (ah, este
Blogger anda a falhar...), o que me obrigou horas a fio a tentar reconstituir os links
no template, ainda por cima recebo a triste notícia do fim de um dos meus blogues
preferidos. A blogosfera não vos parece amaldiçoada?
[R]

[Adenda > 2.5.06]
Graças aos acidentes do Blogger, celebrei o Dia do Trabalhador numa azáfama, a
refazer integralmente os links perdidos do sidebar. Agora só faltam os dados do
Statcounter e dos Refering Links.
[R]

[Adenda > 7.5.06]
Bombyx Mori definitivamente fora do mapa. Mas Afonso Bivar reconsiderou e
está "doravante a alienar" no Lugar Comum, com Susana Bês, Lutz Brückelmann e
Luis M. Jorge.
[R]

[Adenda > 8.5.06]
Afinal o Bombyx Mori não está definitivamente fora do mapa!

Fotografia > E. Agelou (França)
> Sem título (estereoscopia), França, c.1900 (foto © FH/CRO)


A fotografia estereoscópica, baseada nos princípios da visão binocular, acompanhou
a evolução dos processos fotográficos até se tornar uma verdadeira moda na última
década do séc. XIX e na primeira década do séc. XX. Ao colocar uma dupla prova
fotográfica num visor adequado o observador era surpreendido pelo efeito de
profundidade decorrente do fenómeno da fusão óptica, à semelhança daquilo que
os nossos olhos vêm normalmente.
Alguns fotoeditores fizeram fortuna com produções estereoscópicas eróticas que
deslumbravam os voyeures das classes abastadas. O fotógrafo francês E. Jean
Agelou, com actividade conhecida na década de 1900, praticou este género de
fotografia comercial, captando os seus nús em poses descontraídas, e em espaços
cenográficos sobrecarregados que pretendiam reconstituir ambientes sofisticados.
[R]

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